Texto reflexivo 1 –
Inclusão digital
A Terceira Revolução
Industrial, ocorrida no século XX, ou segundo Milton Santos a
Revolução Técnico-Científica, modificou o modo de vida da
sociedade e ocasionou a intensificação da hegemonia capitalista e
da globalização.
Entre as grandes
mudanças tecnológicas que ocorreram, a robótica e a informática
são destacadas como as principais, pois aceleraram a produção
industrial e a comunicação mundial.
As tecnologias estão
presentes no nosso cotidiano, porém as escolas ainda não acompanham
a velocidade que as mudanças ocorrem e as aulas ainda estão
baseadas em técnicas ultrapassadas – lousa e giz – que não
motivam os alunos da “era tecnológica”.
Os laboratórios de
informática ainda não são utilizados com frequência nas escolas
por vários motivos, tais como: dificuldade dos professores em
planejar aulas com o uso do computador e dificuldade em manusear a
tecnologia, a falta de computadores para todos os alunos ou pelo
menos para a grande maioria deles, internet lenta e aparelhos
obsoletos.
Os desafios que o
sistema educacional e o educador atual encontram na utilização das
novas tecnologias são enormes, porém já existem alguns avanços
nesta área quando vemos iniciativas de professores que começaram a
utilizar as TICs em suas aulas e de cursos de aperfeiçoamento para professores. O importante é que começamos!
Memorial:
A discussão desta unidade foi muito interessante, pois podemos perceber que a tecnologia pode contribuir na aprendizagem do alunos, além de poder incluí-los na era digital.
Percebemos, também, que existe uma grande necessidade de se formar professores familiarizados com as novas tecnologias, já que têm muitas dificuldades em preparar aulas e utilizarem as TICs e que as escolas ainda utilizam pouco as TICs.
Tal unidade foi fundamental para introduzir este curso, necessidade de todos educadores, pela dificuldade que encontramos em inserir as novas tecnologias no cotidiano da sala de aula.
Memorial:
A discussão desta unidade foi muito interessante, pois podemos perceber que a tecnologia pode contribuir na aprendizagem do alunos, além de poder incluí-los na era digital.
Percebemos, também, que existe uma grande necessidade de se formar professores familiarizados com as novas tecnologias, já que têm muitas dificuldades em preparar aulas e utilizarem as TICs e que as escolas ainda utilizam pouco as TICs.
Tal unidade foi fundamental para introduzir este curso, necessidade de todos educadores, pela dificuldade que encontramos em inserir as novas tecnologias no cotidiano da sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário