domingo, 28 de fevereiro de 2010
O Mundo Dividido:capitalismo e socialismo
INTRODUÇÃO:
Ordem Mundial é a forma como está organizada a política, a economia e a sociedade mundial em um dado momento da história.
De 1945 até 1989 a ordem mundial era chamada de BIPOLAR, ou seja a divisão do poder mundial estava dividido entre os países aliados ao bloco-pólo capitalista ( EUA) e países aliados ao bloco- pólo socialista.
PAÍSES CAPITALISTAS ( RICOS E POBRES)
Atualmente é o sistema econômico que predomina, ou seja a maioria dos países adotam o capitalismo como sistema de produção. Porém entre esses existem aqueles em que a qualidade de vida da sua população é melhor e aqueles em que a qualidade de vida é pior.
Os ricos: colonizaram a América (XV) e a África e Ásia ( neocolonialismo – XIX); participaram da Revolução Industrial.
Os pobres: foram colônia de exploração e tiveram sua industrialização tardia ( XX- transnacionais) ou ainda não são industrialaizados.
PAÍSES SOCIALISTAS:
Socialismo real: 1917 com a Revolução Russa.
Causas da Revolução:
· monarquia czarista sustentada pela nobreza rural;
· pobreza da maioria da população, que insatisfeita desejava mudanças;
· exploração do trabalho;
· penetração de idéias socialistas desenvolvendo uma consciência de revolta contra a riqueza dos nobres e o governo czar;
· formação do partido operário social democrata russo – POSDR, combatido pela polícia russa – Okhrana;e depois a divisão do partido em bolcheviques( Lênin – defendia a revolução do proletariado) e melcheviques( Martov – defendia o desenvolvimento do capitalismo na Rússia e posterior revolução)
· a revolução de 1905 – Domingo Sangrento.
· participação da Rússia na 1ª guerra mundial.
A Revolução de 1917 e a criação da URSS
· 1917 ocorre a tomada de poder pelos revolucionários;
· 1921, Lênin cria o plano econômico Gosplan-planificação da economia e depois o NEP-liberdade de comércio interno, liberdade de salário aos trabalhadores, autorização para o funcionamento de empresas particulares e permissão de entrada de capital estrangeiro para a reconstrução do país. O Estado russo continuou, no entanto, exercendo controle sobre setores considerados vitais para a economia.
· 1922, Stalin assume como secretário geral do partido ( PC) e a Rússia muda para URSS;
· Governo de Stalin: ditador e fez a reestruturação econômica da URSS
Ordem Mundial Pós 2ª guerra mundial
· Bipolar;
· Guerra Fria;
· Guerra nas estrelas
· Disputa armamentista
· Divisão da Europa em leste – socialista( Polônia, Iugoslávia, Romênia, Tchecoeslováquia, Hungria, Albânia, Alemanha Oriental) e oeste - capitalista
Fim do Socialismo na URSS:
· Crise econômica
· Reformas: glasnot ( transparência política) e Perestroika ( reestruturação econômica – abertura de mercado)
· Reformas nos demais países socialistas
· Queda do Muro de Berlim 1989
· Dissolução da Ioguslávia
· Transformação das economias dos países socialistas- economia de mercado
Hoje: China ( República Socialista, porém já está inserida na economia de mercado); Cuba, Laos, Coréia do Norte e Vietnã.
A periferia dos Grandes Centros Industriais
INTRODUÇÃO:
Geografia: ciência e disciplina que estuda o ESPAÇO GEOGRÁFICO, sendo este resultado da relação entre a sociedade/natureza e sociedade/sociedade.
As relações sociais são geridas pelo que denominamos de ordem mundial. A ordem mundial é a organização política, econômica e social de uma sociedade em um dado momento da história.
A nova ordem mundial iniciada em 1989, após a queda do muro de Berlim é caracterizada por:
* Política: republicas “democráticas”
*Economia: Capitalista, neoliberalismo, globalizada, multipolar, revolução Técnico – Científica, era do conhecimento e trabalho qualificado ( toyotismo)
*Sociedade: dividida entre ricos e pobres, países do norte e do sul.
Para se fazer uma análise da sociedade mundial dos aspectos devem ser considerados: a DIT e o IDH.
PAÍSES CENTRAIS E PERIFÉRICOS
Ao fazer essa análise comparativa percebemos que existem paises que são desenvolvidos e por isso centros da economia mundial e países periféricos.
Os países ricos-centrais: expandiram capital, mercado – transnacionais e detêm a tecnologia.
Os países pobres-periféricos: nesses países encontramos as maiores diferenças (emergentes e não industrializados): os emergentes ou subcentros da periferia são “privilegiados” por oferecerem matéria prima, energia, mão de obra barata e qualificada, possuem indústrias que atendem o consumo interno e de outros países. Os não industrializados ou países de periferia são os mais explorados é um espaço geográfico a serviço dos países de centro e sua população sofre e não tem suas necessidades básicas atendidas.É NA VERDADE UM ESPAÇO CONTRADITÓRIO, QUE INFLUENCIADO POR INTERESSES EXTERNOS É INCAPAZ DE SERVIR PARA O DESENVOLVIMENTO DAS SOCIEDADES QUE SUSTENTA, EMBOARA ENRIQUEÇA O MERCADO MUNDIAL.é UM ESPAÇO DEPENDENTE, ORGANIZADO PELOS CENTROS DE DECISÃO EXTERIORES QUE O SUBMENTEM AOS INTERESSES DESSES CENTROS.
sábado, 27 de fevereiro de 2010
Periodização da História Ocidental Aspectos gerais da organização política, econômica e social
Periodização da História Ocidental
Aspectos gerais da organização política, econômica e social
Pré História: surgimento do homem até 4.000 aC
Idade da Pedra: os seres humanos criaram ferrramentas de pedras.
Tradicionalmente vem-se a dividir a Idade da Pedra em Paleolítico, com um sistema econômico de caça e coleta e Neolítico, no qual se produz a revolução para o sistema econômico produtivo: agricultura e pecuária.
Organização Política- Patriarcal
Organização econômica- caça e coleta
Organização Social- divisão do trabalho por sexo
Idade Antiga: foi o período que se estendeu desde a invenção da escrita 3.000 a 4.000 aC até a queda do Império Romano ( 476dC) e início da Idade Média ( V ).
Diversos povos se desenvolveram na Idade Antiga. As civilizações hidráulicas - Egito Mesopotâmia e China, as civilizações clássicas- Grácia e Roma, os Persas (primeiros a constituir um grande império), os hebreus (primeira civilização monoteísta), os fenícios (senhores do mar e docomércio), além dos celtas, etruscos e eslavos, dos povos germanos ( visigodos, ostrogodos,anglos e saxões) e outros.
A Antiguidade foi uma era importantíssima, pois nessa época tivemos a formação de Estados organizados com certo grau de nacionalidade, territórios e organização mais complexas que as cidades que encontramos antes desse período da história.
Algumas religiões que ainda existem no mundo moderno tiveram origem nessa época, entre elas o cristianismo, o budismo, o confuccionismo e o judaísmo
Organização política: monarquia
Organização econômica: agricultura e comércio
Organização social: divisão do trabalho: rei ( faraó), sacerdotes, altos funcionários, militares, comerciantes e artesãos, camponeses e escravos.
Idade Média: é computada de 476 d.C. até 1453 quando ocorre a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos e conseqüente queda do Império Romano do Oridente. É estudada com relação às três culturas em confronto em torno da bacia do mar Mediterrâneo. Caracterizou-se pelo modo de produção feudal inicia com o desmantelamento progressivo da autoridade romana sobre as diversas províncias que compunham o Im[erio Romano do Ocidente. A vitória dos visigodos sobre o exército romano numa das suas fronteiras a leste em 378, marcou o início de um período de invasões que se saldaria no fim político do Império.
Organização política: sr feudal (suserano e vassalo) e clero
Organização econômica: feudalismo. Auto suficiente
Organização social: sr feudal, clero, militares, servos
Decadência: Estas relacionam-se a modificações no poder – o lento aparecimento de um poder central forte ( aliança rei e burguesia), a revitalização do comércio e das cidades e o aparecimento da burguesia.
Idade Moderna: A chamada Idade Moderna é considerada de 1453 até 1789. Caracteriza-se pelo nascimento do modo de produção capitalista ( comercial – absolutismo, mercantilismo, forte intervenção do Estado na economia, descobrimentos marítimos)
Idade Comtemporânea: A história ou Idade contemporânea compreende o espaço de tempo que vai da revolução francesa aos nossos dias. A idade contemporânea está marcada de maneira geral, pelo desenvolvimento e consolidação do regime capitalista no ocidente e, consequentemente pelas disputas das grandes potências européias por territórios, matérias-primas e mercados consumidores. Capitalismo industrial – 1ª revolução industrial: séc XVIII Inglaterra; máquina a vapor, ferro, carvão, indústria de tecido, divisão capital e trabalho e da mais valia – 2ª revolução: séc XIX, eletricidade, aço, petróleo, indústria de automóveis, transformação no meio de produção Taylorismo e Fordismo)
Séc XIX - O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora que criticavam os efeitos da industrialização e da sociedade sobre a propriedade privada.Karl Marx afirmava que o socialismo seria alcançado através da luta de classes e de uma revolução do proletariado, tornando-se a fase de transição do capitalismo para o comunismo.
Características do capitalismo: propriedade dos meios de produção, divisão capital/ trabalho/ lucro e economia de mercado. Liberalismo- não intervenção do estado na economia.
Características do socialismo: propriedade estatal dos meios de produção, igualdade social e economia planificada. Intervenção do estado na economia
Ordem Bipolar: 1945-1989
Rivalidade entre EUA ( capitalista ) e URSS ( socialista)
Divisão européia: ocidental ( capitalista) e oriental ( socialista)
Divisão do mundo em 1º - desenvolvido capitalista; 2º desenvolvido socialista e 3º subdesenvolvido
Guerra Fria
Guerra nas estrelas
Disputa armamentista
Nova Ordem Mundial: 1990
Fim do socialismo
Sistema econômico único
3ª revolução industrial- revolução técnico científica – era do conhecimento
Divisão do mundo em norte (desenvolvido) e sul ( subdesenvolvido)
Globalização da economia, cultura, política ...
Economia multipolar: Nafta, UE, Apec, Mercosul...
Trabalho de Geografia
Trabalho de Geografia
Professora Gláucia Cintra
Tema: A Nova Ordem Mundial
Objetivo do Trabalho:
Diagnosticar se o educando sabe relacionar interpretar, analisar, comparar fatos relacionados ao processo de globalização.
Sanar as dúvidas e dificuldades que surgirem por meio de discussão do texto analisado e realização de um estudo dirigido
Competências e habilidades:
- Construção e aplicação de conceitos;
- Leitura, análise e interpretação do texto: Globalização da economia, exclusão social e instabilidade
Estratégia:
- Leitura do texto
- Pesquisa no dicionário das palavras desconhecidas ( fazer um glossário no caderno)
- Relatório das principais idéias do texto
- Resolução das questões de análise em grupo de até 3 alunos
- Apresentação das respostas dos grupos
Avaliação:
- Interpretação escrita e apresentação oral das respostas dos grupos: Texto: “Globalização da economia, exclusão social e instabilidade”.
Questões de interpretação e análise
- A globalização é um dos fenômenos mais importantes da nova ordem mundial estabelecida após a queda do muro de Berlim em 1989. Defina esse processo.
- A globalização atual é bem diferente daquela realizada no século XV. Aponte as principais diferenças entre a globalização do século XV e a do século XX.
- Quais são as principais características da atual fase da globalização?
- De acordo com o texto, aponte as vantagens e desvantagens do processo de globalização atual escrevendo os trechos onde demonstram tais aspectos.
- De acordo com o texto o que vem a ser a “volatibilidade de capitais”?
- Qual a conclusão que a autora chega sobre a solução dos problemas gerados pelo processo de globalização? Você concorda ou discorda do autor? Justifique sua resposta.
http://www.intelecto.net/cidadania/global-4.html