Olá.....

Olá, espero que os textos e as atividades possam ajudá-los nos estudos de geografia.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

A periferia dos Grandes Centros Industriais

A PERIFERIA DOS GRANDES CENTROS MUNDIAIS
INTRODUÇÃO:

Geografia: ciência e disciplina que estuda o ESPAÇO GEOGRÁFICO, sendo este resultado da relação entre a sociedade/natureza e sociedade/sociedade.
As relações sociais são geridas pelo que denominamos de ordem mundial. A ordem mundial é a organização política, econômica e social de uma sociedade em um dado momento da história.
A nova ordem mundial iniciada em 1989, após a queda do muro de Berlim é caracterizada por:
* Política: republicas “democráticas”
*Economia: Capitalista, neoliberalismo, globalizada, multipolar, revolução Técnico – Científica, era do conhecimento e trabalho qualificado ( toyotismo)
*Sociedade: dividida entre ricos e pobres, países do norte e do sul.
Para se fazer uma análise da sociedade mundial dos aspectos devem ser considerados: a DIT e o IDH.

PAÍSES CENTRAIS E PERIFÉRICOS
Ao fazer essa análise comparativa percebemos que existem paises que são desenvolvidos e por isso centros da economia mundial e países periféricos.
Os países ricos-centrais: expandiram capital, mercado – transnacionais e detêm a tecnologia.
Os países pobres-periféricos: nesses países encontramos as maiores diferenças (emergentes e não industrializados): os emergentes ou subcentros da periferia são “privilegiados” por oferecerem matéria prima, energia, mão de obra barata e qualificada, possuem indústrias que atendem o consumo interno e de outros países. Os não industrializados ou países de periferia são os mais explorados é um espaço geográfico a serviço dos países de centro e sua população sofre e não tem suas necessidades básicas atendidas.É NA VERDADE UM ESPAÇO CONTRADITÓRIO, QUE INFLUENCIADO POR INTERESSES EXTERNOS É INCAPAZ DE SERVIR PARA O DESENVOLVIMENTO DAS SOCIEDADES QUE SUSTENTA, EMBOARA ENRIQUEÇA O MERCADO MUNDIAL.é UM ESPAÇO DEPENDENTE, ORGANIZADO PELOS CENTROS DE DECISÃO EXTERIORES QUE O SUBMENTEM AOS INTERESSES DESSES CENTROS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário