Periodização da História Ocidental
Aspectos gerais da organização política, econômica e social
Pré História: surgimento do homem até 4.000 aC
Idade da Pedra: os seres humanos criaram ferrramentas de pedras.
Tradicionalmente vem-se a dividir a Idade da Pedra em Paleolítico, com um sistema econômico de caça e coleta e Neolítico, no qual se produz a revolução para o sistema econômico produtivo: agricultura e pecuária.
Organização Política- Patriarcal
Organização econômica- caça e coleta
Organização Social- divisão do trabalho por sexo
Idade Antiga: foi o período que se estendeu desde a invenção da escrita 3.000 a 4.000 aC até a queda do Império Romano ( 476dC) e início da Idade Média ( V ).
Diversos povos se desenvolveram na Idade Antiga. As civilizações hidráulicas - Egito Mesopotâmia e China, as civilizações clássicas- Grácia e Roma, os Persas (primeiros a constituir um grande império), os hebreus (primeira civilização monoteísta), os fenícios (senhores do mar e docomércio), além dos celtas, etruscos e eslavos, dos povos germanos ( visigodos, ostrogodos,anglos e saxões) e outros.
A Antiguidade foi uma era importantíssima, pois nessa época tivemos a formação de Estados organizados com certo grau de nacionalidade, territórios e organização mais complexas que as cidades que encontramos antes desse período da história.
Algumas religiões que ainda existem no mundo moderno tiveram origem nessa época, entre elas o cristianismo, o budismo, o confuccionismo e o judaísmo
Organização política: monarquia
Organização econômica: agricultura e comércio
Organização social: divisão do trabalho: rei ( faraó), sacerdotes, altos funcionários, militares, comerciantes e artesãos, camponeses e escravos.
Idade Média: é computada de 476 d.C. até 1453 quando ocorre a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos e conseqüente queda do Império Romano do Oridente. É estudada com relação às três culturas em confronto em torno da bacia do mar Mediterrâneo. Caracterizou-se pelo modo de produção feudal inicia com o desmantelamento progressivo da autoridade romana sobre as diversas províncias que compunham o Im[erio Romano do Ocidente. A vitória dos visigodos sobre o exército romano numa das suas fronteiras a leste em 378, marcou o início de um período de invasões que se saldaria no fim político do Império.
Organização política: sr feudal (suserano e vassalo) e clero
Organização econômica: feudalismo. Auto suficiente
Organização social: sr feudal, clero, militares, servos
Decadência: Estas relacionam-se a modificações no poder – o lento aparecimento de um poder central forte ( aliança rei e burguesia), a revitalização do comércio e das cidades e o aparecimento da burguesia.
Idade Moderna: A chamada Idade Moderna é considerada de 1453 até 1789. Caracteriza-se pelo nascimento do modo de produção capitalista ( comercial – absolutismo, mercantilismo, forte intervenção do Estado na economia, descobrimentos marítimos)
Idade Comtemporânea: A história ou Idade contemporânea compreende o espaço de tempo que vai da revolução francesa aos nossos dias. A idade contemporânea está marcada de maneira geral, pelo desenvolvimento e consolidação do regime capitalista no ocidente e, consequentemente pelas disputas das grandes potências européias por territórios, matérias-primas e mercados consumidores. Capitalismo industrial – 1ª revolução industrial: séc XVIII Inglaterra; máquina a vapor, ferro, carvão, indústria de tecido, divisão capital e trabalho e da mais valia – 2ª revolução: séc XIX, eletricidade, aço, petróleo, indústria de automóveis, transformação no meio de produção Taylorismo e Fordismo)
Séc XIX - O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora que criticavam os efeitos da industrialização e da sociedade sobre a propriedade privada.Karl Marx afirmava que o socialismo seria alcançado através da luta de classes e de uma revolução do proletariado, tornando-se a fase de transição do capitalismo para o comunismo.
Características do capitalismo: propriedade dos meios de produção, divisão capital/ trabalho/ lucro e economia de mercado. Liberalismo- não intervenção do estado na economia.
Características do socialismo: propriedade estatal dos meios de produção, igualdade social e economia planificada. Intervenção do estado na economia
Ordem Bipolar: 1945-1989
Rivalidade entre EUA ( capitalista ) e URSS ( socialista)
Divisão européia: ocidental ( capitalista) e oriental ( socialista)
Divisão do mundo em 1º - desenvolvido capitalista; 2º desenvolvido socialista e 3º subdesenvolvido
Guerra Fria
Guerra nas estrelas
Disputa armamentista
Nova Ordem Mundial: 1990
Fim do socialismo
Sistema econômico único
3ª revolução industrial- revolução técnico científica – era do conhecimento
Divisão do mundo em norte (desenvolvido) e sul ( subdesenvolvido)
Globalização da economia, cultura, política ...
Economia multipolar: Nafta, UE, Apec, Mercosul...
Muito Obrigada profªa, por postar essas explicações. Está tirando a dúvida de muita gente, eu que o diga. Parabéns pela sua profissão...ensinar é arte!
ResponderExcluir